Silva, Fabiana Cristina daHora, Maria das Graças da2023-03-312023-03-312019-12-03HORA, Maria das Graças da. Professora polivalente e sua prática pedagógica exitosa: um estudo com uma docente do 2º ano do Ensino Fundamental. 2019. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4304Este trabalho tem como objetivo geral compreender práticas pedagógicas exitosas de uma professora polivalente, no 2º ano de Ensino do Fundamental-I em uma escola da rede pública municipal de Camaragibe - Pernambuco. Para tanto, elencamos os objetivos específicos que foram: descrever a rotina do 2º ano do Ensino Fundamental I; analisar as estratégias de ensino da docente no cotidiano escolar e as atividades desenvolvidas durante as aulas observadas. A fundamentação teórica está baseada nos estudos sobre práticas pedagógicas e polivalência de autores como Cunha (1989), Cruz e Neto (2012) e Franco (2016). A metodologia utilizada foi de perspectiva qualitativa em que analisamos a prática de uma docente através de dez observações em sala de aula, entrevista e aplicação de questionário. Como resultados percebemos que a docente tinha uma prática pedagógica exitosa permeada de uma rotina sistemática e organizada, com realização de atividades diversas, estratégias de ensino variadas e um planejamento flexível. Acreditamos que outro elemento importante para uma prática pedagógica de sucesso é o planejamento das atividades e do ambiente da sala de aula. Diante desses aspectos constamos que a docente demonstrou em sua prática pedagógica habilidades metodológicas eficientes e eficazes que ocasionam práticas docentes bem sucedidas.61 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRPrática pedagógicaEnsino fundamentalProfessora polivalente e sua prática pedagógica exitosa: um estudo com uma docente do 2º ano do Ensino FundamentalbachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000hk3p