Mendes, Renata Akemi ShinozakiSilva Junior, Cassemiro Ferreira da2023-05-022023-05-022022SILVA JUNIOR, Cassemiro Ferreira da. Movimento aparente do sol: uma sequência didática no ensino médio. 2022. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Astronomia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4476O estudo do movimento aparente do Sol, a eclíptica, é uma temática pouco abordada no ensino médio. Considera-se que o ensino regular tenha o seu foco voltado para uma perspectiva de referencial à luz das teorias vigentes, como por exemplo, o heliocentrismo. O presente trabalho busca analisar a reação e percepção de estudantes do ensino médio em uma escola integral na cidade de Recife-PE, quando em contato com uma perspectiva de referencial geocêntrico, estabelecido e consolidado pela esfera celeste, onde os astros se movimentam ao redor do observador. A pesquisa teve como premissa de estudo as estações do ano em função do movimento aparente do sol, ferramentas de diagnóstico como google forms e o simulador de exploração espacial Stellarium. Por meio de aulas gravadas e baseadas nas referências listadas no projeto, os estudantes responderam à pesquisa, compreenderam que tal ponto de vista orienta para a compreensão de fenômenos relacionados a passagem das estações do ano, dias e noites, e identificaram a relevância da aplicação do produto educacional proposto no ensino médio.28 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BREclípticaHeliocentrismoGeocentrismoEstações do anoCiclo solarEnsino médioMovimento aparente do sol: uma sequência didática no ensino médiobachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000hh44