Rocha, Maria Alice VasconcelosLima, Yanca Larissa Moura2019-02-082019-02-082018-08-20LIMA, Yanca Larissa Moura. Análise do consumo da classe trabalhadora na cadeira têxtil de confecções em Pernambuco. 2018. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Economia Doméstica)- Departamento de Ciências Domésticas, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/731A partir de observações realizadas na loja colaborativa do Marco Pernambucano da Moda, surgiu o interesse em estudar o consumo de moda-vestuário pela classe trabalhadora na sociedade de consumo e de que forma esse consumo influencia no desenvolvimento e organização da Cadeia Têxtil e de Confecções de Pernambuco. Estudar esse tipo de consumo se torna importante, pois o vestuário, enquanto uma das prioridades de consumo, está além das suas funções básicas. No consumo dessa linha de produtos, busca-se satisfazer mais que necessidades naturais do indivíduo, sendo agregados, assim, símbolos aos produtos. Dessa forma, a roupa é usada como ferramenta de comunicação e a compreensão desse processo de significação é fundamental para a formação de uma visão correta do que seja seu produto final. Entretanto, como se dá esse consumo por indivíduos com menor poder aquisitivo? Neste sentido faz-se necessário investigar o protagonismo dos processos de consumo pela classe trabalhadora que influenciaram e influenciam o desenvolvimento desta cadeia, seja como uma atividade espontânea, seja como decorrente de alterações no ambiente que a envolve. Assim, apresenta-se como objetivo deste trabalho, o delineamento do perfil evolutivo da CadeiaTêxtil e de Confecções de Pernambuco (CTC-PE) categorizado por meio das relações de consumo, utilizando-se como ferramenta as pesquisas bibliográficas e a coleta de dados primários. A pesquisa divide-se entre a análise da evolução histórica da Cadeia têxtil e de Confecção, a caracterização do setor e da sociedade de consumo. Dessa forma, observou-se o protagonismo dos imperativos da sociedade de mercados nas decisões de compra de moda-vestuário pela classe trabalhadora, além da organização da sociedade e das indústrias para consumo e produção.56 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/deed.pt_BRRoupas - ConfecçãoConsumo (Economia)Trabalhadores - PernambucoAnálise do consumo da classe trabalhadora na cadeira têxtil de confecções em PernambucobachelorThesisAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttps://n2t.net/ark:/57462/001300000hgw6