Costa, Marcos André NunesAndrade, Ana Beatriz de Carvalho Paz de2019-01-142019-01-1420182019-01-14ANDRADE, Ana Beatriz de Carvalho Paz de. O jogo popular como conteúdo de ensino na educação infantil: uma experiência a partir da pesquisa-ação. 2018. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/686A modernidade e sua consequente globalização têm trazido consigo inúmeros elementos que impactam comportamentos e modificam a forma de vida cotidiana das pessoas. As crianças que antes brincavam nas ruas, substituem os jogos populares ou tradicionais pelas novas tecnologias digitais. Levando em consideração a importância da prática desses jogos para o desenvolvimento infantil, o ambiente escolar através das aulas de educação física é um meio de resgatá-los. Diante disso o problema de pesquisa foi referente ao lugar que os jogos populares ocupam nas aulas de educação física do ensino fundamental. Nesta pesquisa - ação, foram trabalhados o tema jogos populares durante 5 (cinco) intervenções, tendo como objetivo principal problematizar a pertinência desses jogos na educação infantil, a partir de seqüências didáticas de ensino, como também, o regaste dos jogos e brincadeiras que os pais e avós praticavam quando crianças, refletir criticamente o conteúdo jogo nas aulas de educação física e estimular o processo de ressignificação dos jogos populares. O presente trabalho foi desenvolvido em uma escola localizada no bairro do Ibura - Recife/PE, com 107 alunos dos primeiros e segundos anos do ensino fundamental da referida unidade escolar. Adotou-se como referencial metodológico a pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação, e a análise de conteúdo. Os resultados foram positivos, detectados ao longo das atividades realizadas durante o período de intervenções, constatando as contribuições no processo de ensino - aprendizagem.77 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_USEducação infantilEducação física para criançasJogos infantisEsportes - Estudo e ensinoJogos educativosCrianças - DesenvolvimentoO jogo popular como conteúdo de ensino na educação infantil: uma experiência a partir da pesquisa-açãobachelorThesisAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttps://n2t.net/ark:/57462/001300000hg1p