Silva, Flávia Carolina Lins daSiqueira, Jessiklécia Josinalva de2023-01-312023-01-312019-12-03SIQUEIRA, Jessiklécia Josinalva de. As influências das metodologias ativas para o ensino de Citologia na Educação Básica. 2019. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Departamento de Biologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3855O presente estudo se insere na perspectiva de articulações de ferramentas que mobilizem os estudantes a buscarem e construírem o conhecimento, com a mediação do professor nesse processo e não mais como sendo a fonte única de conhecimento e informações. Contudo, o objetivo do presente estudo foi analisar as percepções dos estudantes de ensino médio concomitante com o técnico do Instituto Federal de Pernambuco sobre os conteúdos de citologia a partir de uma intervenção pedagógica com metodologias ativas acerca do assunto. A pesquisa foi desenvolvida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE, campus Recife) com a participação de estudantes da instituição. Os dados foram coletados a partir de um questionário socioeconômico dos estudantes e suas perspectivas sobre os conteúdos e o ensino de biologia, em paralelo a uma intervenção pedagógica, utilizando os mapas conceituais como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de citologia. Para a análise estatística dos resultados foi utilizado o programa Bioestat® 5.3, avaliando-se os dados obtidos com o uso do teste de Qui-Quadrado (p<0,05) e realizando uma análise descritiva dos dados coletados. Os resultados apontam que há níveis consideráveis de dificuldade atrelados aos conteúdos de biologia e que são necessárias ferramentas diversas para que essas dificuldades sejam reduzidas e que cada vez mais os estudantes consigam aplicar determinados conteúdos em algum momento da vida, principalmente em questões corriqueiras, assim como apontam que a utilização de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem ajuda a minimizar tais dificuldades.36 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRMetodologias ativasEnsino de biologiaEducação básicaAs influências das metodologias ativas para o ensino de Citologia na Educação BásicabachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000hdqx