Espíndola, Elisângela Bastos de MeloFélix, Rafael Carneiro2022-12-012022-12-012021-07-29FÉLIX, Rafael Carneiro. Um estudo sobre situações-problema de estrutura aditiva envolvendo números inteiros em livros didáticos do 7° ano do Ensino Fundamental à luz da Teoria dos Campos Conceituais. 2021. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Departamento de Matemática, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3645Este trabalho tem o objetivo de analisar as diferentes situações-problema de estrutura aditiva em livros didáticos do 7° ano do Ensino Fundamental, no recente Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2020. Como referencial teórico usamos a Teoria dos Campos Conceituais que considera os tipos de situações-problema de estrutura aditiva: composição, transformação e comparação. Na metodologia foram consultados 11 LDs do 7° ano do PNLD 2020. A análise foi construída com base nas introduções dos tópicos de Adição e Subtração de números inteiros dos LDs. Durante a análise pode-se identificar que nos livros didáticos existe uma pluralidade de situações-problema do tipo transformação, porém as situações-problema do tipo composição são escassas. E, aquelas de comparação são ausentes nos LDs.43 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BRMatemática (Ensino fundamental)Livros didáticosAprendizagem baseada em problemasAdiçãoSubtraçãoUm estudo sobre situações-problema de estrutura aditiva envolvendo números inteiros em livros didáticos do 7° ano do Ensino Fundamental à luz da Teoria dos Campos ConceituaisbachelorThesisAtribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000hcpq