Maia Filho, Luiz Flávio ArreguySoares, Bruno Alecsander Maia2023-02-062023-02-062021-07-22SOARES, Bruno Alecsander Maia. Atenção e persuasão, as armas da comunicação dos youtubers de finanças. 2021. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Departamento de Economia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3885Este trabalho tem a proposta de analisar o grau de sofisticação na comunicação sob a ótica da Economia Comportamental, quanto aos níveis de persuasão e captura da atenção através da formação de hábitos, empregada pelos dois maiores canais de finanças pessoais e investimentos do YouTube no Brasil. A metodologia utilizada neste trabalho foi a Análise de Conteúdo, através de uma abordagem qualitativa. Foram analisados os três vídeos dos canais O Primo Rico e Me Poupe!, Que apresentaram uma maior quantidade de visualizações nos últimos seis meses. Dessa forma, foi possível concluir que os produtores utilizam estrategicamente as técnicas de persuasão e captura de atenção, apontando para uma necessidade de uma filtragem mais cautelosa e racional por parte dos consumidores na busca por instrução financeira via vídeos na internet.31 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BREducação financeiraPersuasão (Psicologia)Youtube (Recurso eletrônico)Análise de conteúdo (Comunicação)Finanças pessoaisInvestimentosAtenção e persuasão, as armas da comunicação dos youtubers de finançasbachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000h9q5