Cysneiros Filho, Gilberto Amado de AzevedoFreire, Rubson Hebrain de Lima2024-01-262024-01-262023-04-24FREIRE, Rubson Hebrain de Lima. Trilhas virtuais de aprendizagem usando A-Frame e ARCore: um estudo comparativo. 2023. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Departamento de Computação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5496Este artigo apresenta um estudo comparativo sobre tecnologias de realidade virtual e aumentada que podem ser aplicadas para aprendizado. É fundamental antes de usar as tecnologias, explorar com o objetivo de compreender e saber aplicá-las melhor. Em particular, o estudo foi feito sobre A-Frame e ARCore com o objetivo de identificar como essas tecnologias podem contribuir para criação de trilhas virtuais de aprendizagem. Foi feito uma comparação entre as características e funcionalidades das tecnologias para o desenvolvimento de trilhas virtuais de aprendizagem por especialistas. As tecnologias do A-Frame e ARCore foram usadas para criação de dois experimentos de trilhas virtuais. Os experimentos foram avaliados através de questionários. Dessa forma, tivemos um resultado, onde mostrou que mais de 80% dos participantes avaliaram o projeto como significante para a aprendizagem.18 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt-brRealidade virtual na educaçãoRealidade aumentadaPlataforma digitalAmbiente virtual de aprendizagem (AVA)Trilhas virtuais de aprendizagem usando A-Frame e ARCore: um estudo comparativobachelorThesisAtribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacionalhttps://n2t.net/ark:/57462/001300000h9kp