Lindoso, Rosângela Cely BrancoAndrade, Quesia Gouveia de2023-03-082023-03-082021-12-02ANDRADE, Quesia Gouveia de. A educação física escolar e os jogos populares: seu espaço na produção do conhecimento. 2021. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4094A presente pesquisa tem como objetivo identificar como os jogos surgiram na história da humanidade, seus desenvolvimentos e como se apresentam hoje; categorizar os diferentes tipos de jogos existentes na atualidade; e identificar as contribuições dos jogos populares para a educação física escolar. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, mais especificamente de artigos científicos publicados em Português entre os anos de 2011 e 2021, desenvolvida numa abordagem qualitativa, e realizada nos periódicos Revista Brasileira de Ciência do Esporte (RBCE) e Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer (LICERE), e nas bases de dados SCIELO e LILACS, onde buscamos aprofundar o tema jogos populares e suas contribuições na formação do desenvolvimento desses sujeitos. Para essas análises, nos fundamentamos no historiador Johan Huizinga, no que tange a discussão sobre a origem e transformação dos jogos ao longo do tempo; em autores como Fausto Amaro e Tizuko Kishimoto, para caracterizar e conceituar os jogos, bem como para compreender sua relação com a educação, juntamente com o Coletivo de Autores, que trata do conceito de “Cultura Corporal”; e nos trabalhos de Adriana Friedmann, Camila Valduga e Roger Caillois, para a categorização dos diferentes tipos de jogos existentes na atualidade. Apesar da literatura indicar que os jogos populares são um importante instrumento para o desenvolvimento, constituindo-se como um conteúdo que precisa ser tratado pedagogicamente pela educação física escolar, e como um patrimônio cultural, nossa pesquisa demonstra que, atualmente, eles estão perdendo espaço para os jogos eletrônicos, e alerta para a necessidade de serem discutidos pela produção do conhecimento dentro da educação física escolar, devido a sua importância na prática pedagógica.55 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BREducação física escolarJogosPesquisa bibliográficaEscolas - Exercícios e jogosA educação física escolar e os jogos populares: seu espaço na produção do conhecimentobachelorThesisAtribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000h79j