Batinga, Verônica Tavares SantosSilva, Brenda Paula Valerio Miranda da2022-09-052022-09-052022-06-10SILVA, Brenda Paula Valerio Miranda da. Sequência didática investigativa para o estudo dos conceitos de ácido e base em aulas de Química no Ensino Médio. 2022. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022..https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3196Esse trabalho analisa o desenvolvimento de uma sequência didática investigativa (SDI) sobre ácido-base, voltada para estudantes do 3º ano do Ensino Médio, que objetiva propiciar a participação ativa dos alunos e auxiliá-los nas dificuldades de aprendizagem sobre estes conceitos, enfrentadas no período da Pandemia da COVID 19. A sequência foi desenvolvida considerando algumas etapas do ensino por investigação, tais como: apresentação e resolução de um problema contextualizado, elaboração de hipóteses, buscar a passagem da ação manipulativa para a intelectual, com relação ao processo de construção do conhecimento e resolução de problemas pelos estudantes, e a construção de novas explicações para resolução do problema. As atividades planejadas se constituíram como instrumento de coleta de dados, e as produções dos estudantes como registro para análise dos dados, que foram analisados com base em categorias analíticas, elaboradas a partir do conhecimento químico sobre ácido e base, e aspectos do ensino por investigação. Os resultados apontam que a maioria dos estudantes apresentou uma compreensão mais embasada no conhecimento científico escolar, acerca dos conceitos trabalhados durante e após o desenvolvimento da SDI. Conclui-se que a utilização de uma sequência didática investigativa para abordar o tema de ácido e base, configurou-se como uma estratégia didática eficiente para o processo de construção do conhecimento pelos estudantes, em aulas de Química.58 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRBases (Química)ÁcidosQuímica experimentalEnsino de químicaEnsino médioSequência didática investigativa para o estudo dos conceitos de ácido e base em aulas de Química no Ensino MédiobachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000h726