Bezerra, RozéliaSouza, Flávio Mandú de2023-03-142023-03-142019-12-16SOUZA, Flávio Mandú de. Protagonismo negro, luta e resistência: um relato de experiência em ESO. 2019. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4138Este relato de experiência é oriundo de um projeto didático promovido na disciplina de Estágio Supervisionado Obrigado II, do curso de Licenciatura em História da Universidade Federal Rural de Pernambuco, que teve como tema: “Protagonismo negro, luta e resistência”, ministrado para a turma de 1º ano do ensino médio, tendo como objetivo promover a reflexão sobre a participação negra nas lutas contra a segregação racial nos séculos XX e XXI. Utilizando de abordagens como o conhecimento histórico enquanto problematizador de realidades, o método dialético de Circe Bittencourt (2008) e o uso de fotografias em sala de aula, amparado pelas análises de Boris Kossoy (2001) e Medeiros (2005), o presente projeto possuiu enquanto culminância uma mostra fotográfica. Portanto, o uso dessas análises somado ao trabalho com esta temática produziu descobertas, reflexões, desconstruções e debates aprofundados sobre protagonismo, violências, racismo e a necessidade de estudar assuntos socialmente vivos. É importante ressaltar que a organização do trabalho foi baseada nas normas da revista “EDUCAÇÃO BÁSICA REVISTA” de ISSN: 2447-5971.18 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRHistória - Estudo e ensinoNegros - SegregaçãoRacismoProtagonismo negro, luta e resistência: um relato de experiência em ESObachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000h62m