Firme, Ruth do NascimentoFalcão, Estevan de Almeida2023-04-132023-04-132021-03-04FALCÃO, Estevan de Almeida. Análise de uma intervenção didática na perspectiva da abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) para a educação de jovens e adultos. 2021. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4352Neste trabalho monográfico tivemos o objetivo de analisar uma intervenção didática, elaborada na perspectiva da abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), e desenvolvida na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para isso, realizamos uma pesquisa qualitativa, contamos com a participação de estudantes do terceiro no da EJA do Ensino Médio na disciplina de Química, e seguimos sete etapas metodológicas, a saber: observação das aulas; desenvolvimento da entrevista não estruturada; elaboração do questionário; aplicação do questionário; planejamento da intervenção didática; aplicação da intervenção didática; análise dos dados. Analisamos a intervenção didática em seus respectivos momentos, considerando aspectos relacionados às características do processo de ensino, às atividades/estratégias utilizadas, aos recursos/materiais curriculares e às relações CTS que foram estabelecidas. De forma a destacarmos os resultados desta pesquisa como possíveis contribuintes para pesquisas da área de ensino de Química, em particular, para as pesquisas relativas à implementação da Abordagem CTS no ensino de Química. Entretanto, podemos dizer que nem todos os momentos da intervenção didática apresentaram características esperadas para as práticas pedagógicas com abordagem CTS.55 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRQuímica - Estudo e ensinoRadioatividadeEducação de jovens e adultosCiência, tecnologia e sociedade (CTS)Análise de uma intervenção didática na perspectiva da abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) para a educação de jovens e adultosbachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000h3cf