Firme, Ruth do NascimentoFalcão, Estevan de Almeida2023-04-132023-04-132021-03-04FALCÃO, Estevan de Almeida. Análise de uma intervenção didática na perspectiva da abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) para a educação de jovens e adultos. 2021. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4352Neste trabalho monográfico tivemos o objetivo de analisar uma intervenção didática, elaborada na perspectiva da abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), e desenvolvida na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para isso, realizamos uma pesquisa qualitativa, contamos com a participação de estudantes do terceiro no da EJA do Ensino Médio na disciplina de Química, e seguimos sete etapas metodológicas, a saber: observação das aulas; desenvolvimento da entrevista não estruturada; elaboração do questionário; aplicação do questionário; planejamento da intervenção didática; aplicação da intervenção didática; análise dos dados. Analisamos a intervenção didática em seus respectivos momentos, considerando aspectos relacionados às características do processo de ensino, às atividades/estratégias utilizadas, aos recursos/materiais curriculares e às relações CTS que foram estabelecidas. De forma a destacarmos os resultados desta pesquisa como possíveis contribuintes para pesquisas da área de ensino de Química, em particular, para as pesquisas relativas à implementação da Abordagem CTS no ensino de Química. Entretanto, podemos dizer que nem todos os momentos da intervenção didática apresentaram características esperadas para as práticas pedagógicas com abordagem CTS.In this monographic work, we obtained the objective of analyzing a didactic intervention, elaborated from the perspective of the Science-Technology-Society Approach (CTS), and developed in Youth and Adult Education (EJA).For this, we carried out a qualitative research, with the participation of students from the third in the EJA of High School in the Chemistry class, and we followed seven methodological steps, the saber: observation of the classes; development of the unstructured interview; elaboration of the questionnaire; Application of the questionnaire; didactic intervention planning; application of didactic intervention; data analysis. We analyzed the didactic intervention in its respective moments, considering the aspects related to the characteristics of the teaching process, the activities / used, the resources / curricular materials and the CTS relations that were usual. In order to highlight the results of this research as possible contributors to research in the area of teaching of Chemistry, in particular, for research related to the implementation of the CTS Approach in the teaching of Chemistry. However, we can say that not all moments of the didactic intervention presented characteristics expected for pedagogical practices with CTS Approach.55 f.poropenAccessAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRopenAccessopenAccessQuímica - Estudo e ensinoRadioatividadeEducação de jovens e adultosCiência, tecnologia e sociedade (CTS)Análise de uma intervenção didática na perspectiva da abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) para a educação de jovens e adultosbachelorThesis