Arrazola, Laura Susana DuqueSilva, Cínthia Michelle dos Santos2020-05-052020-05-052019SILVA, Cínthia Michelle dos Santos. O bairro: espaço do cotidiano e de materialização da cultura do consumo. 2019. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Economia Doméstica) - Departamento de Ciências Domésticas, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2282O presente Relatório Técnico Científico expõe os resultados da pesquisa O BAIRRO: ESPAÇO DO COTIDIANO E DE MATERIALIZAÇÃO DA CULTURA DO CONSUMO, desenvolvida no Programa de Iniciação Cientifica-PIBIC/CNPq/UFRPEcom o objetivo de analisar as mudanças do consumo alimentar, em paralelo com novas formas de apresentação de determinados produtos do mesmo segmento, como é o caso do galeto; e a implantação de alimentos de regiões amazônicas e orientais em um bairro em estudo na cidade de Olinda, localizado na Região Metropolitana do Recife.Na referida pesquisa os procedimentos metodológicos utilizados foram: a observação in loco,entrevistas semiestruturadas comdados coletados dedez (10) pessoas que, ao levantar questões dos conflitos familiares em razão do consumo, algumas respostas foram evadidas, como se diz popularmente ‘’saíram pela tangente’’, sendo assim as entrevistas semiestruturadas ocorreram comquatro(4)comerciantes e três (3)moradores/as.Pode-se dizer que a cultura do consumo contemporânea está presente nas formas em que os alimentos são apresentados aos consumidores do bairro, o que responde às mudanças do tradicional modo de consumo alimentar e nas suas reverberações locais,as mudanças têm sido nítidas nas relações comerciais e familiares. É percebido no bairro que,os contextos alimentares têm contribuído com a manutenção das famílias e o incremento da renda, com as novas formas de oferecer produtos alimentares e o consumo de yakisoba,sushi, açaí etc.Como profissional pôde-se constatar de perto que os indivíduos são dinâmicos e acompanham o ritmo da sociedade mesmo que de forma indireta. Diante disso,a materialização da coleta em dados repercute, como um desafio, uma vez que,as pessoas são ricas em pluralidade. Utilizar o aprendizado da Universidade para a vida cotidiana me trouxe fomento para este trabalho de forma que,contemplasse as áreas de conhecimento propostas pelo Cursode Economia Doméstica: Arte, Habitação e Vestuário;Alimentos, Nutrição e Saúde; Desenvolvimento Humano.31 f.poropenAccessAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRopenAccessopenAccessBairrosAlimentos - ComércioAlimentos - ConsumoEspaços abertosO bairro: espaço do cotidiano e de materialização da cultura do consumobachelorThesis