Araújo, Monica Lopes FolenaMelo, Rayanne Fernanda da Costa2023-07-262023-07-262019-12-11MELO, Rayanne Fernanda da Costa. Concepções de dirigentes de Cátedras Paulo Freire situadas nas regiões Nordeste, Norte e Sul sobre a educação ambiental nesses espaços formativos. 2019. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Departamento de Biologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4799A educação ambiental (EA) pode ser utilizada como uma ferramenta para que os indivíduos desenvolvam habilidades e atitudes sustentáveis através de uma consciência crítica. Para tal, é necessário fugir de uma educação tradicional bancária e se aproximar de uma educação emancipatória. Esses preceitos são parte da pedagogia freireana. Tendo em vista a aproximação da EA com os pensamentos e a metodologia freireana torna-se importante compreender as concepções dos dirigentes das Cátedras Paulo Freire sobre a EA nestes espaços formativos. Para alcançarmos esse objetivo geral recorremos ao uso de entrevistas que foram transcritas e analisadas à luz da análise de conteúdo. Os resultados nos permitem inferir que, na concepção dos dirigentes, a EA se relaciona diretamente com as ideias de Freire, não sendo possível dissociar o social do ambiental, sendo assim, os mesmos entendem que as contribuições de Paulo Freire são valiosas para as ações que envolvem a EA, ressaltando a influência do mesmo nos trabalhos desenvolvidos nesses espaços. Algumas das ações desenvolvidas nesses espaços formativos com a EA são: pesquisas, formação de educadores, na Educação de Jovens e Adultos e oferta de disciplinas em cursos da graduação.31 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BREducação ambientalPedagogia críticaConcepções de dirigentes de Cátedras Paulo Freire situadas nas regiões Nordeste, Norte e Sul sobre a educação ambiental nesses espaços formativosbachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000h2q2