Beltrão, Natália BarrosBezerra, Wilson Paulo da Silva2023-03-082023-03-082021-12-10BEZERRA, Wilson Paulo da Silva. O trato com o conteúdo ginástica rítmica: a percepção de professores do sexo masculino sobre sua atuação numa modalidade exclusivamente feminina. 2021. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4100A partir das discussões sobre gênero que giram em torno do universo do esporte, a ginástica rítmica (GR) se faz presente como aquela modalidade que é dita como sendo de exclusividade de apenas um dos sexos, o feminino. Analisar a visão e a realidade de professores do sexo masculino sobre sua atuação na GR é o objetivo geral desta pesquisa, que ainda traz em seus objetivos específicos o intuito de identificar quais as possíveis limitações que enfrenta um professor de GR, e também apontar quais são as potencialidades de um professor dessa modalidade. Esse estudo também busca saber como se dá a atuação de professores do sexo masculino na ginástica rítmica, uma modalidade exclusivamente feminina. Metodologicamente, o tema foi analisado através de um estudo descritivo, de corte transversal e com enfoque quali-quantitativo, a partir de um questionário que foi aplicado em forma de entrevista, contando com a participação de três professores, trazendo como critério de inclusão, serem do sexo masculino e trabalharem com GR. O contato inicial com esses professores foi feito através de suas redes sociais e as entrevistas foram todas de forma online. Os resultados da pesquisa indicam que, na visão desses professores, falta visibilidade para a GR masculina, para que esta modalidade possa se desenvolver e atrair novos alunos, e que a atual realidade dos professores atuantes na área é de que ainda enfrentam alguns preconceitos por serem do sexo masculino e trabalharem numa modalidade ainda feminina. A hipótese inicial do estudo foi confirmada, uma vez que se verificou eu a GR, como modalidade exclusivamente feminina, limita o espaço para atuação de professores homens. Dessa forma, de acordo com o que foi dito por cada professor entrevistado, a GR masculina esta avançando, porém a passos muito lentos, de forma que se enxerga um futuro para a prática masculina dentro desta modalidade, mas ainda não se sabe quando isso vai acontecer. A mídia que é uma grande divulgadora de esportes pode ser um fator que influencie no desenvolvimento desta modalidade para os meninos, o que atualmente não esta acontecendo e esse não acontecer acaba sendo uma barreira, onde de acordo com tudo o que foi visto, as barreiras estão muito presentes no universo de quem pretende ingressar nessa carreira, mas a representatividade de se ter um professor do sexo masculino numa modalidade exclusivamente feminina é muito importante.60 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRGinástica rítmicaRelações de gêneroO trato com o conteúdo ginástica rítmica: a percepção de professores do sexo masculino sobre sua atuação numa modalidade exclusivamente femininabachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000h24h