Santos, José Carlos Pacheco dosTorres, Luana Gonçalves2024-09-242024-09-242021-03-02TORRES, Luana Gonçalves. Acompanhamento das atividades realizadas no laboratório de ictiologia - DEPAq/UFRPE. 2021. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Pesca) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2021.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6210A identificação é considerada como uma das ferramentas mais importantes para verficar a qual grupo taxonômico uma espécie pertence, de acordo com uma classificação previamente estabelecida. Essa classificação é distribuída segundo seus caracteres compartilhados pelas espécies, classificando-as em diferentes níveis denominados de táxons. As chaves de identificação são necessárias para realizar esse procedimento, sendo que através delas é possível descrever a taxonomia de uma determinada espécie. Como metodologia complementar para a evidenciação de estruturas osteológicas necessárias para o enquadramento taxonômico, existe o método de diafanização, que é um procedimento utilizado para fazer a demonstração da cartilagem e ossos de vertebrados, através dos corantes azul de alcian e alizarina. Esse método pode ser usado por pesquisadores com o objetivo de caraterizar ostologicamente as espécies e diferenciá-las, permitindo sua identificação, assim atribuindo-as ao grupo de classificação taxonômica a que pertencem. O objetivo deste relatório é apresentar as atividades referentes ao Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), realizadas no Laboratório de Ictiologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco, que teve como principal atividade identificar a ictiofauna da bacia do rio São Francisco e da região costeira de Pernambuco, e aprender a usar o método de diafanização. Para a identificação das espécies do São Francisco foi utilizado o Manual de identificação de peixes da região de Três Marias de Britski e colaboradores, enquanto para a identificação dos peixes marinhos foi utilizada a chave de identificação de famílias do Guia para Identificação de Peixes da Costa do Brasil de Balerta, seguido da identificação de seus gêneros e espécies através do Manual de Peixes Marinhos do Sudeste do Brasil. Para realizar o processo de diafanização, foi utilizado o método de clareamento enzimático e diferenciação de ossos e cartilagem. Ao total, foram identificadas 50 espécies, das quais, 25 eram peixes de água doce da bacia do rio São Francisco e 25 marinhos da região costeira de Pernambuco. Através do estágio, foi possível obter um conhecimento maior sobre a ictiofauna das regiões do São Francisco e da costa de Pernambuco, sendo possível manter uma experiência direta no uso de manuais de identificação de peixes, se tornando essencial para a construção da minha carreira acadêmica, assim rendo o estágio atendido a todas as minhas expectativas, contribuindo para a minha capacitação profissional.44 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt-brPeixes - ClassificaçãoProgramas de estágioAcompanhamento das atividades realizadas no laboratório de ictiologia - DEPAq/UFRPEbachelorThesisAtribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000h1zt