Lima, Felipe de BritoSouza, Izauro Henrique Fairbancks de2023-06-272023-06-272019-07-31SOUZA, Izauro Henrique Fairbancks de. O uso de dispositivos móveis no ensino de arte contemporânea no ensino médio. 2019. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Artes e Tecnologia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4686Este trabalho tem como objetivo promover o uso de dispositivos móveis no ensino de arte contemporânea para o ensino médio e demonstrar sua importância dentro deste processo. Ele demonstra o quanto a sociedade de um modo geral tem preconceito pela arte contemporânea e pelo uso desses dispositivos pelos próprios docentes e discentes em sala de aula. O trabalho também aborda de forma breve a linha do tempo da arte-educação brasileira, passando por diversas fases e relacionando a fatos importantes ligados a política do país e as principais personalidades responsáveis por mudanças metodológicas educacionais do ensino da arte. A abordagem teve como base o apanhado histórico da arte educação brasileira e principalmente as entrevistas semi-estruturadas feitas com professores de arte em locais situados na Região Metropolitana do Recife, onde foi possível identificar perfis de docentes, discentes e escolas para realizar a análise de problemas e saber que os dispositivos móveis juntamente a metodologias específicas como a abordagem triangular da Professora Ana Mae Barbosa, podem potencializar o processo de ensino-aprendizagem na arte-educação.39 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BREducaçãoArte contemporâneaTecnologia educacionalDispositivos móveisO uso de dispositivos móveis no ensino de arte contemporânea no ensino médiobachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000h1pv