França, Rozelma Soares deNunes, Isaac Clemente2025-07-212025-03-21NUNES, Isaac Clemente. Pensamento computacional para todas as idades: uma análise comparativa do aprendizado de programação entre crianças e pessoas idosas. 2025. 11 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) - Departamento de Computação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2025.https://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/7412Em um mundo cada vez mais digital, o pensamento computacional emerge como diferencial cognitivo em todas as etapas da vida. Neste contexto, este estudo se propõe a contrastar o aprendizado na área entre crianças e pessoas idosas, utilizando atividades desplugadas. Explorando os quatro pilares do pensamento computacional, revelamos que crianças obtiveram melhor desempenho em algoritmos, decomposição e reconhecimento de padrões, enquanto pessoas idosas destacaram-se em abstração. As crianças demonstraram maior agilidade na resolução de problemas, enquanto pessoas idosas apresentaram soluções mais estruturadas e reflexivas. Os resultados sugerem caminhos para estratégias pedagógicas personalizadas que podem apoiar o ensino de computação, promovendo inclusão digital e derrubando barreiras etárias.11 f.pt-BRopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/Computação - Estudo e ensinoPensamento computacionalResolução de problemasAprendizagemIdososCriançasPensamento computacional para todas as idades: uma análise comparativa do aprendizado de programação entre crianças e pessoas idosasbachelorThesisAttribution-ShareAlike 4.0 International