Gomes, Valéria SeverinaSilva, Edilma Nascimento da2025-07-012025-03-12SILVA, Edilma Nascimento da. Do diário de viagem ao blog: que tal levar essa viagem para a sala de aula? 2025. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2025.https://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/7318O presente artigo foi produzido para abordar a evolução do diário de viagem e a sua transição para o blog de viagem, um diário referente ao século XIX, XX e XXI, e um blog de viagem. Há vários exemplos, mas, para produção do artigo, vai ser utilizado o gênero textual diário de viagem, considerando que os gêneros textuais são flexíveis e sofrem mudanças ao longo do tempo também foi utilizado o blog, que é uma transmutação do diário. O objetivo é mostrar a evolução do gênero diário de viagem, bem como demonstrar a importância desse material tão rico em história que pode ser didatizado na sala de aula, contribuindo para construção de novos conhecimentos, compreendendo a historicidade do texto. Toma-se como base o conceito de tradição discursiva (Coseriu, 1980; Kabatek, 2006; Zavam, 2017) e a história do diário (Costa, 2008) de forma diacrônica para poder mostrar a evolução do diário de viagem ao blog. O estudo revelou que esses gêneros fazem parte do cotidiano das pessoas, usam, para efeito de comunicação, recursos verbais e não verbais e podem ser utilizados em sala de aula de forma reflexiva acerca da língua e dos textos.24 f.pt-BRopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Linguagem e históriaGêneros textuaisDiáriosBlogsViagensTradição discursivaProdução de textosDo diário de viagem ao blog: que tal levar essa viagem para a sala de aula?bachelorThesisAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International