Cabral, Ana Catarina dos Santos PereiraCampelo, Marilia Silva Ribeiro2020-01-292020-01-292019-11-27CAMPELO, Marilia Silva Ribeiro. Educação infantil e o ensino do sistema de escrita alfabética: um estudo sobre os livros didáticos. 2019. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1862Os livros didáticos vêm sendo introduzidos na Educação Infantil (EI) em algumas redes municipais sem nenhum tipo de avaliação, com a defesa de que possibilitam maior clareza em relação ao conteúdo a ser ensinado; ajudam os professores com baixa qualidade na sua formação; permitem o acesso dos pais ao que está sendo ensinado aos seus filhos na escola. Diante do exposto, traçamos como objetivo geral para a pesquisa, analisar os livros didáticos voltados ao último da educação infantil e as suas contribuições para o processo de ensino aprendizagem da leitura e da escrita. Visamos estabelecer relação entre a proposta adotada nas atividades que a obra apresentava e o eixo de linguagem escrita exigidos nos documentos oficiais. A pesquisa está caracterizada como sendo de natureza qualitativa (MINAYO, 2009). Realizamos análise documental da Coleção destinada ao último ano da EI, “Descobrir e Aprender”. Para análise dos dados nos baseamos na Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1977). O livro didático (LD) apresenta diferentes propostas para aquisição do SEA, priorizando textos que exploram o extrato sonoro da língua. Entretanto, com poucas propostas envolvendo o trabalho de análise fonológica. A obra traz sugestões voltadas ao professor, com alternativas e abordagens para o planejamento da aula. O LD sugere algumas propostas envolvendo brincadeiras, adivinhações e jogos, mas essas atividades não acontecem de forma sistemática. Dessa forma, percebemos que as atividades propostas criaram poucas possibilidades para as crianças aprenderem sobre a língua de forma prazerosa e reflexiva (cf. BRANDÃO e LEAL, 2010). Defendemos que a PNLD deve realizar uma avaliação dos recursos didáticos voltados para Educação Infantil que são adotados nas escolas públicas do nosso País. Consideramos importante o desenvolvimento de pesquisas que fomentem a reflexão, e se de fato, o livro didático deveria circular nas turmas da educação infantil.78 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRAlfabetizaçãoEducação infantilLivros didáticosEducação infantil e o ensino do sistema de escrita alfabética: um estudo sobre os livros didáticosbachelorThesisAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000h0cp