Falcão, Carolina CavalcantiGuedes, Yank Alex Sander Melo2025-07-242025-03-21GUEDES, Yank Alex Sander Melo. Consumo de skins no jogo League of Legends por universitários: um estudo de caso sobre identidade e experiência de jogo. 2025. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) – Departamento de Computação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2025.https://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/7432Este trabalho tem como objetivo investigar o consumo de skins no jogo League of Legends (LoL) entre universitários brasileiros, analisando as motivações, influências sociais e impactos na experiência de jogo. Por meio de uma pesquisa exploratória e descritiva, foram coletados dados de 200 jogadores universitários ativos de LoL. Os resultados indicam que a personalização através das skins tem um impacto significativo na imersão e fidelização dos jogadores, sendo um elemento central na expressão de identidade e status dentro da comunidade. Embora as influências sociais, como amigos e influenciadores digitais, tenham um impacto moderado nas decisões de compra, o principal motivador para a aquisição de skins é a possibilidade de personalizar o personagem e aumentar a conexão emocional com o jogo. A aceitação da monetização por meio de skins é majoritariamente positiva, com ressalvas quanto ao preço dos itens, que muitas vezes impede a compra. Este estudo contribui para uma compreensão mais aprofundada do comportamento de consumo no ambiente dos eSports e do papel das skins na construção da identidade digital dos jogadores.56 f.pt-BRopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/Jogos digitaisLeague of Legends (Jogo)Comportamento do consumidorConsumo de skins no jogo League of Legends por universitários: um estudo de caso sobre identidade e experiência de jogobachelorThesisAttribution 4.0 International