Larré, Julia Maria Raposo Gonçalves de MeloAlmeida , Marina Sales Bandeira de2025-11-242024-12-07ALMEIDA, Marina Sales Bandeira de. Rimando conhecimento: explorando multiletramentos no 9º ano com a canção "Jesus chorou", dos Racionais MC's. 2025. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estudos da Linguagem e Formação Docente) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.https://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/7992O presente trabalho apresenta um protótipo de ensino conforme orientado pela professora Roxane Rojo (Rojo, 2017) elaborado para auxiliar o trabalho dos professores nas aulas de Língua Portuguesa. A proposta foi pensada para o 9º ano do Ensino Fundamental II, e se baseia na canção "Jesus Chorou", dos Racionais MC's. Pensando na música como um acontecimento social importante e que evidencia o tempo em que foi criada, percebemos que ela "mantém com a política um vínculo operante e nem sempre visível: é que ela atua, pela própria marca do seu gesto, na vida individual e coletiva, enlaçando representações sociais a forças psíquicas" (Wisnik, 2004, p. 199). A canção dos Racionais MC's, por sua vez, auxilia o trabalho do professor em sala de aula porque é plural e tem muito a oferecer para quem a escuta ou lê. Portanto, a partir das habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da pedagogia dos multiletramentos (Grupo Nova Londres, 2021; Rojo, 2012), este trabalho tem a intenção de discutir elementos essenciais à linguagem musical, ao estilo linguístico, à estética e à crítica social, em consonância com o conceito de multiletramentos e os documentos normativos específicos para o Ensino Fundamental II, como a Base Nacional Comum Curricular e os Parâmetros Curriculares Nacionais. O principal objetivo deste trabalho é a elaboração e discussão da relevância do protótipo de ensino como ferramenta pedagógica digital nas aulas de Língua Portuguesa para o 9º ano do Ensino Fundamental II. Entre os objetivos específicos, temos o estudo do gênero canção e suas implicações sociais e históricas, proporcionando uma leitura engajada. A elaboração do protótipo de ensino seguiu uma abordagem qualitativa, envolvendo a análise de alguns versos da canção "Jesus Chorou" e a identificação de suas potencialidades pedagógicas. Entendemos que o material proposto pode ocasionar uma melhora significativa na participação ativa dos alunos, visto que o material desenvolvido leva em consideração o contexto social dos discentes. Assim, o trabalho pedagógico com a canção facilita a abordagem de temas complexos, como desigualdade social e crítica política, além de promover o desenvolvimento de habilidades linguísticas e de interpretação textual.22 f.pt-BRopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/Língua portuguesa - Estudo e ensinoEnsino fundamentalMultiletramentosRimando conhecimento: explorando multiletramentos no 9º ano com a canção "Jesus chorou"bachelorThesisAttribution-NoDerivatives 4.0 International