Borges, CarolineMorais, Maria Caroline Silva2023-08-092023-08-092022-05-25MORAIS, Maria Caroline Silva. Patrimônios contado história: do istmo ao pilar. 2022. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4814Neste trabalho de conclusão de curso construímos uma guia de educação patrimonial baseando-nos nas atividades do Núcleo de Ensino e Pesquisa Arqueológica da Universidade Federal Rural de Pernambuco, com seu trabalho arqueológico na Comunidade do Pilar, Recife-PE, onde foram encontrados materiais de grande relevância para história da cidade e do país. Buscamos elaborar um material de apoio para aos professores que os auxiliem na construção de um ensino reflexivo, crítico e autônomo, atendendo as demandas das políticas públicas de educação representadas pela Base Nacional Comum Curricular. Para isso, realizamos um estudo sobre a História da Educação do Brasil, delimitando como ponto de partida a Constituição e 1988 até a elaboração da Base Nacional visando identificar os objetivos e normativas elaboradas para educação no Brasil. Depois, estudamos as possibilidades de produção de um produto didático a partir do material encontrado no projeto arqueológico desenvolvido no Pilar. Assim, considerando a importância do Ensino de História para a formação de cidadãos críticos e da memória social, unindo pesquisa e educação, projetamos um guia que abre espaço para divulgação e diálogo dos estudos desenvolvidos, mas sem dispensar as diretrizes e normas do ensino.17 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BREducação patrimonialRecife (PE) - HistóriaHistória - Estudo e ensinoSítios arqueológicosPatrimônios contando histórias: do Istmo ao PilarbachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000gwfm