França, Rozelma Soares deAureliano, Paulo Vinícius Cabral2024-09-112024-09-112024-03-01AURELIANO, Paulo Vinícius Cabral. Explorando o pensamento computacional nos anos iniciais do ensino fundamental a partir de soluções criativas para alagamentos na cidade de Recife/PE. 2024. 12 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) - Departamento de Computação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6130Este trabalho propõe uma sequência didática para o desenvolvimento do Pensamento Computacional (PC) no 1º ano do Ensino Fundamental, utilizando o problema dos alagamentos na cidade do Recife/PE como contexto de aprendizagem. Baseado em discussões sobre a realidade do desenvolvimento do PC nas escolas brasileiras e na formação de professores atuantes na área, bem como nos eixos e habilidades referentes ao ensino de computação no Ensino Fundamental presentes no complemento de Computação à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o objetivo é introduzir os conceitos de PC de forma desplugada, focando nos principais conceitos e na resolução de problemas reais, especialmente os relacionados a questões sociais como os alagamentos. A metodologia baseada em problemas será empregada para promover a autonomia dos estudantes na construção do conhecimento, permitindo que eles utilizem a Computação como ferramenta para abordar questões relevantes e significativas em sua comunidade. Essa abordagem visa não apenas desenvolver habilidades técnicas, mas também promover uma aprendizagem significativa ao conectar os conceitos computacionais com desafios reais e sociais enfrentados pelos estudantes. A proposta busca, assim, superar desafios relacionados a materiais didáticos e estratégias de ensino para efetiva integração da computação no currículo, oferecendo uma alternativa acessível e socialmente relevante para o ensino de computação nas escolas brasileiras.12 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/deed.pt_BRPensamento computacionalAprendizagem baseada em problemasEnsino fundamentalSequência didáticaAprendizagem significativaExplorando o pensamento computacional nos anos iniciais do ensino fundamental a partir de soluções criativas para alagamentos na cidade de Recife/PEbachelorThesisAtribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000gtc6