Spenillo, Giuseppa Maria DanielSilva, Maria Clara Lima da2024-10-112024-10-112024-10-04SILVA, Maria Clara Lima da. Reflexos virtuais da identidade pessoal: uma análise da construção da autoimagem na era das redes sociais digitais. 2024. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) - Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6327A chegada dos smartphones e das plataformas de compartilhamento de vídeos pela internet na primeira década do século XXI, marcou uma revolução na forma como nos comunicamos ao longo dos anos subsequentes. As imagens, as imagens em movimento, vídeos e outras formas de novas mídias agora permeiam nosso cotidiano de uma maneira sem precedentes, de uma forma que as mídias tradicionais nunca conseguiram. A possibilidade de criar uma imagem de si, proporcionada por esses novos meios, representa um ponto crucial no acesso à autorrepresentação em um mundo cada vez mais regido pelas imagens. A presente pesquisa tem como objetivo analisar a relação entre identidade, autoimagem e o impacto das redes sociais digitais na vida de jovens universitários, investigando o processo de construção da autoimagem nesses espaços virtuais, através de alunos ingressantes dos cursos de Ciências Sociais e História na URFPE em 2024.1. O estudo foi realizado a partir de um questionário semi estruturado com perguntas abertas e fechadas, para explorar percepções subjetivas sobre as redes sociais digitais abordadas, Instagram, TikTok e Twitter/X. As análises refletem sobre como as práticas digitais moldam novas formas de subjetividade, alterando a relação do indivíduo com o tempo, o espaço e com outros agentes sociais. Por fim, a monografia investiga as implicações sociais e emocionais da constante exposição e busca por validação online, destacando a efemeridade das interações digitais e seus efeitos nas percepções de autenticidade.52 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRMídia social e sociedadeAutoconceitoRedes sociais on-lineInovações tecnológicas - Aspectos sociaisInteração humano-máquinaReflexos virtuais da identidade pessoal: uma análise da construção da autoimagem na era das redes sociais digitaisbachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000n2sh