Cardoso Junior, Marcos Jose de MenezesTomazini, Renan2024-11-142024-11-142024-10-04TOMAZINI, Renan. Manutenção e preservação de jogos eletrônicos no Brasil: estudo de casos e exemplos. 2024. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) - Departamento de Computação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6515Este trabalho explora a história e a preservação dos jogos eletrônicos no Brasil, com foco em sua relevância sociocultural e nos desafios tecnológicos de manutenção dessa mídia. Utilizando uma metodologia de estudo de casos, a pesquisa aplica princípios de preservação digital, baseados em arquivologia, para avaliar o estado atual de preservação dos artefatos de jogos no Brasil. O estudo identifica as principais iniciativas e desafios enfrentados no país, ressaltando a necessidade de uma infraestrutura arquivística mais robusta. As conclusões indicam a importância de preservar não apenas os aspectos físicos e intelectuais dos jogos digitais, mas também garantir sua jogabilidade, conforme o conceito de Huizinga de que "um jogo só existe ao ser jogado." A pesquisa destaca o papel de instituições como o Bojogá na preservação das experiências interativas que definem os videogames como um meio cultural e histórico.58 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BRJogos eletrônicosVídeogamesArquivologiaPreservação digitalEmuladores (Programas de computador)Manutenção e preservação de jogos eletrônicos no Brasil: estudo de casos e exemplosbachelorThesisAtribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000n2j5