Viana, Girlene Fábia SegundoSilva, Luciano Luiz Santos2025-11-242023SILVA, Luciano Luiz Santos. Vivências e atividades como monitor na disciplina de zoologia aquática. 2023. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Pesca) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2023.https://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/7991O objetivo principal desse trabalho é mostrar que a monitoria desempenha um papel crucial no contexto acadêmico, oferecendo um valioso suporte aos estudantes em sua jornada de aprendizado. Essa prática proporciona uma oportunidade única para a consolidação e aprofundamento dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, além de estimular o desenvolvimento de habilidades fundamentais para a formação acadêmica e profissional. A atividade se deu entre os anos de 2020 e 2022, no primeiro período do curso de Engenharia de Pesca. O monitor, por sua vez, atua como um facilitador, compartilhando seus conhecimentos e experiências, e auxiliando os colegas na superação de desafios e dificuldades específicas. Utilizando mecanismos que facilite tal ação. Em resumo, a monitoria desempenha um papel fundamental no aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem, ao proporcionar um suporte personalizado e colaborativo aos estudantes. Além disso, contribui para o desenvolvimento de habilidades importantes e fortalece a construção coletiva do conhecimento. Assim, a monitoria se torna uma ferramenta indispensável para o sucesso acadêmico e a formação integral dos estudantes14 f.pt-BRopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Estudantes - AtividadesEstudantes universitáriosEstudantes - Formação profissionalVivências e atividades como monitor na disciplina de zoologia aquáticabachelorThesisAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International