Belo, Ítalo César de SouzaLeite, Felipe Antonio Alves2025-03-192025-03-192022-05-27LEITE, Felipe Antonio Alves. Explorando o sentimento no twitter sobre a implementação do ensino virtual no Brasil em face da covid-19. 2022. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2022.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6813O alto risco de contaminação do COVID-19 fez vários países adotarem medidas de distanciamento social e isolamento. Como resultado dessas políticas, o ensino virtual foi a alternativa escolhida por muitas escolas e instituições de ensino superior para dar continuidade às suas aulas. No entanto, essa situação, induzida pelo COVID-19, levantou algumas questões sobre a adequação do aprendizado virtual em relação às expectativas de discentes e docentes. Este trabalho realizou um estudo de análise de sentimento em mensagens do Twitter, com o objetivo de compreender o sentimento dos usuários brasileiros (professores e estudantes) sobre os primeiros meses do ensino virtual no Brasil durante a pandemia de COVID-19. Além disso, buscou-se identificar os fatores responsáveis por determinados sentimentos e as consequências do ensino virtual no início da pandemia. Visando atingir estes objetivos, foi realizada uma análise de sentimentos utilizando um ensemble e a técnica Active Learning, a fim de garantir uma melhor precisão na classificação dos dados e, consequentemente, ter um entendimento do atual cenário. Ao analisar os dados foi perceptível a rejeição dos professores e estudantes a respeito do ensino virtual durante a pandemia. É importante destacar que foram identificados fatores responsáveis por essa rejeição, tais como: excesso de atividades, desgaste mental e procrastinação. Além disso, foi constatado que a adoção do ensino remoto emergencial acarretou consequências como crises de ansiedade, estresse emocional, baixa autoestima, privação de sono e depressão.54 fporopenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt-brCOVID-19, Pandemia de, 2020-2023Ensino a distânciaExplorando o sentimento no twitter sobre a implementação do ensino virtual no Brasil em face da covid-19 .bachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000n22g