Lira, Rafael Pereira deAlmeida, Nicolli Camili dos Santos2024-08-202024-08-202023-12-11ALMEIDA, Nicolli Camili dos Santos. Jogos digitais na educação: como o Scratch pode auxiliar no ensino de arte. 2024. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Santa Cruz do Capibaribe-PE, 2023.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6037Esta pesquisa tem como objetivo propor uma ação educacional com o uso do Scratch no auxílio do processo de aprendizagem de arte. O referencial teórico contemplou discussões acerca de como os jogos digitais são encontrados na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e PPC (Proposta Pedagógica Curricular) de Pernambuco, a relação dos jogos como ensino de arte, o papel do professor, interdisciplinaridade e a plataforma do Scratch. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram em uma revisão bibliográfica feita pelo Google Acadêmico e Portal de Periódicos Capes, realizando uma oficina usando a ferramenta educacional Scratch, utilizando o questionário e realizando entrevista com os alunos participantes, com foco nas percepções dos alunos. Os dados obtidos indicam que há um potencial desenvolvimento pessoal e educacional ao se engajar em jogos, através da resolução de desafios e problemas, e aprimorar soluções durante o processo de criação. Com base nos resultados e discussões apresentadas, incentivam a evolução e a continuidade da educação com base em jogos, visto que os alunos desempenharam um papel ativo na resolução de problemas, impulsionando e tornando a experiência de aprendizado mais significativa.34 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt-brScratch (Linguagem de programação de computador)Jogos digitaisArte - Estudo e ensinoJogos digitais na educação: como o Scratch pode auxiliar no ensino de artebachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000gppf