Santos, Carmi FerrazSilva, Érica Cristina Pereira da2019-04-022019-04-022018-12-20SILVA, Érica Cristina Pereira da. Os gêneros textuais e o ensino da leitura e da escrita na EJA. 2018. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/861Este trabalho aborda a temática do letramento no contexto da Educação de Jovens e adultos – EJA. Nele buscou-se analisar como os gêneros textuais estão incluídos no processo de ensino da leitura e da escrita em uma turma da EJA. Essa pesquisa tem as características de um estudo de caso, e centrou-se na observação do trabalho pedagógico desenvolvido por uma professora, de uma instituição privada. A partir destas observações, propomos algumas reflexões acerca do uso dos gêneros textuais no ensino da língua. Soares (1998), Marcuschi (2002) e Santos (2006) são alguns dos teóricos fundamentais que foram utilizados para discutir e conceituar o fenômeno investigado. Os resultados apontam alguns conflitos teóricos e metodológicos que surgem na tentativa da professora de aproximar sua prática das teorias do letramento. No entanto, observa-se, ainda que de modo muito sutil, uma prática de ensino da língua escrita que busca promover um diálogo sobre aspectos sociais e funcionais dos textos.45 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_USLeitura - Estudo e ensinoEscrita - Estudo e ensinoLetramentoEducação de jovens e adultosOs gêneros textuais e o ensino da leitura e da escrita na EJAbachelorThesisAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttps://n2t.net/ark:/57462/001300000gpdg