Andrade, Andreia de LimaBarros, Maria Maynara da Silva2021-10-052021-10-052019BARROS, Maria Maynara da Silva. A importância do texto literário nos anos finais do ensino fundamental. 2019. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2727O presente trabalho monográfico detém-se a refletir e discutir acerca da importância do texto literário em sala de aula, como uma prática social fundamental para a inserção do indivíduo no mundo letrado, pois, o ensino de literatura contribui profundamente para a formação integral do sujeito- leitor. Portanto, é necessário pensar em atividades de leituras literárias desde o ensino fundamental, pois estas auxiliarão na formação social e cognitiva dos indivíduos, agindo no desenvolvimento da criticidade e fazendo-o compreender o mundo a sua volta. Assim, a prática da leitura literária exerce uma função social e que colabora para a formação de leitoresliterários autônomos e proficientes. Para realizar tal discussão, tomamos por base os seguintes teóricos: Candido (1995), Colomer (2007), Cosson (2006), Jouve (2012), dentre outros.53 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRLiteratura - Estudo e ensinoLeitura - Estudo e ensinoLeitura (Ensino fundamental)A importância do texto literário nos anos finais do ensino fundamentalbachelorThesisAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000gnvz