Moreira, Fabiana Wanderley de SouzaOliveira, Milena Cabral2023-11-012023-11-012022-10-07OLIVEIRA, Milena Cabral. Afetividade e inclusão escolar de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Infantil: o que dizem as professoras? 2022. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5163O referido estudo teve como objetivo geral investigar a compreensão de professoras da Educação Infantil sobre o papel da afetividade no processo de inclusão escolar de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Esta é uma pesquisa de natureza qualitativa. Os critérios para a seleção das participantes foram: ser professora da Educação Infantil e ter experiência com alunos com TEA. Os dados foram coletados por entrevistas semi-estruturadas sendo sistematizados por Análise de Discurso. Baseamo- nos em autores como Lev Vygotsky (1992) que tratam da Afetividade e sua relação com a Educação. Entendendo que os estudantes com deficiência enfrentaram historicamente inúmeros desafios para serem incluídos no contexto escolar, buscamos refletir sobre o processo de inclusão na Educação Infantil, concluímos que é de extrema importância a entrada desses estudantes desde a primeira infância de modo que nessa fase estão abertas ao novo e adaptações devem ser feitas para garantir um ensino de qualidade. Diante dos resultados encontrados, foi possível compreender que onde não se desenvolve afetividade, confiança, segurança não é possível estabelecer vínculos com os estudantes e consequentemente esse indivíduo não se sentirá de fato incluído. Neste sentido, o papel dos professores seria refletir sobre sua prática e conceber a afetividade como elemento imprescindível para o processo de inclusão escolar de crianças com TEA, valorizando sua dimensão não só cognitiva, mas principalmente afetiva.48 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BREducação infantilTranstornos do espectro autistaInclusão escolarAfetividadePrática pedagógicaAfetividade e inclusão escolar de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Infantil: o que dizem as professoras?bachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000gn12