Cabral, Ana Maria DuarteSantos, Willyane de Souza2024-12-112024-12-112021-07-19SANTOS, Willyane de Souza. Impacto econômico da interiorização da UFPE no município de Caruaru: análise segundo o método de controle sintético. 2021. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Zootecnia) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2022.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6559Objetivou-se com este trabalho analisar o perfil do consumidor de produtos e subprodutos de caprinos e ovinos com o uso de app em dispositivos móveis. A pesquisa foi realizada entre os meses de março à Junho de 2021 por meio de entrevistas com uma parcela de 1,5% da população de Serra Talhada - PE, o que corresponde a 1296 pessoas, essa amostragem foi feita de forma aleatória, independente do gênero idades e status sociais, em horários e datas diferentes. Foi utilizado o aplicativo Esy Research em aparelhos móveis contendo um questionário que serviu como base para as entrevistas aos consumidores de carne, leite, e queijos de caprinos e ovinos do município. Os dados são publicados diretamente na plataforma do administrador e depois de ordenadas as estruturas matemáticas e comparativas calculam-se a frequência absoluta e a frequência relativa das variáveis nominais, efetuando-se assim a análise estatística descritiva, sendo os resultados melhor apresentados em gráficos. Observou-se que a maior parte dos entrevistados é de origem urbana com 79,6%, e apenas 20,4% declararam ser de origem rural. Em relação ao consumo de carnes, a pesquisa mostrou que a carne de frango ficou em primeiro lugar, com consumo diário de (44,9%), bovina (20,5%), peixe (12,1%), caprina (6,4%), suína (8,1%) ovina (5,9%) e 2,0% optam por outras fontes de proteína. Observa-se também que 70,4% dos entrevistados compram em media até 2 litros de leite por semana, e 21,2% alegam não consumir o mesmo, por preferirem o leite em pó (50%), 16% leite in natura pasteurizado, 27% in natura cru e apenas 5% consome leite longa vida – UHT (Ultra High Temperature). O queijo por sua vez 76,2% compram entre 1 a 2Kg por semana e 14,6% não consomem nenhum tipo. Os queijos mais consumidos entre os entrevistados são do tipo coalho (67%), manteiga (22%). O queijo tipo mussarela ainda obteve um percentual de 6% quando comparado com os demais que tiverem um baixo consumo. De acordo com o apresentado é necessário explorar as oportunidades do mercado consumidor da caprinovinocultura através de um marketing mais ativo de seu valor nutricional e potencial para a elaboração de seus derivados, além da necessidade de melhoria tanto das condições de abate e ao aumento da oferta de animais jovens, que precisam ser mais bem aproveitadas para atender à demanda por quantidade e qualidade, quanto na capacitação de produtores e empresários do setor no tocante aos cortes padronizados e a exploração para elaboração de produtos cárneos, embora já estejam sendo comercializados alguns derivados. Em suma, dada a importância dessa temática para o consumo da carne caprina e ovina no sertão Nordestino e do mundo, espera-se que este trabalho tenha grande relevância para outros da região.56 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt-brComércioComportamento do consumidorProdutos animaisAnálise da produção de caprinos e ovinos com o uso de app em dispositivos móveis no município de Serra Talhada – PEbachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000n18m