Rosa, Aliete Gomes CarneiroSilva, Emilany Borges da2023-11-172023-11-172019-12-20SILVA, Emilany Borges da. Verbo-visualidade em graffiti: (multi)letramentos em estudo com alunos do 7° ano. 2019. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5213A linguagem das cidades, expressa nos muros por gêneros que se realizam urbanamente e aos quais se convencionou nomear de graffiti e pichação, será abordada à luz dos estudos dialógicos da linguagem com base nos estudos do círculo de Bakhtin, mais especificamente em Volochinov (1930), verificando a compreensão dos alunos sobre o enunciado verbo-visual produzido no suporte das ruas na esfera da linguagem social. Para esta pesquisa, realizada durante a disciplina de Estágio Supervisionado Obrigatório III, foram aplicadas oficinas de escrita com estudantes do sétimo ano para discussão do conceito e distinção entre grafitar e pichar e análise dos sentidos nos textos selecionados e levados para a sala de aula (BRAIT, 2009 e 2013). Numa perspectiva multimodal (ROJO e ALMEIDA, 2012), os textos apresentam camadas comunicativas, constituindo dizeres, sentidos (e movimentos) na arte de grafitar pelas ruas. Os alunos analisaram e produziram textos de graffiti, vivenciando em sala de aula um pouco da arte com que os grafiteiros colorem a cidade cinza por meio de seus desenhos urbanos.45 f.poropenAccessAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacionalhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt-bropenAccessopenAccessLinguagem e educaçãoMultiletramentosGrafiteirosArte de ruaDialogismo (Análise literária)Verbo-visualidade em graffiti: (multi)letramentos em estudo com alunos do 7° anobachelorThesis