Teixeira, Renata PimentelLira, Raquel Alves de2025-08-182024-09-23LIRA, Raquel Alves de. O apagamento da literatura de Maria Firmina dos Reis na educação básica pernambucana. 2024. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2025.https://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/7535Este trabalho tem como objetivo refletir acerca do apagamento que ocorreu com a autora e professora oitocentista Maria Firmina dos Reis na educação básica brasileira, com ênfase no Estado de Pernambuco, analisando quais são as motivações para tal apagamento a partir de uma perspectiva da colonialidade, a fim de apontar como esta estrutura excludente reverbera na educação, mais especificamente no ensino de literatura. É imprescindível questionar o cânone literário, para fundamentar uma proposta de ensino de literatura com diversidade cultural e decolonialidade dos saberes, abarcando as produções intelectuais de sujeitas/os outrora subalternizadas/os. Como fundamentação, este artigo se baseia, entre outras fontes, em FREIRE, 1967; FREIRE, 2011; HOOKS, 2013; GONZÁLEZ, 2020. Apenas a partir dessas transformações será possível o ensino de literatura como processo educativo democrático, que possibilite liberdade para as/os educandas/os.22 f.pt-BRopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/Literatura - Estudo e ensinoLiteratura brasileiraEscritoras negrasMulheres na literaturaReis, Maria Firmina dos (1822-1917)DecolonialidadeO apagamento da literatura de Maria Firmina dos Reis na educação básica pernambucanabachelorThesisAttribution 4.0 International