Melo, Énery Gislayne de SousaTávora, Luciana Matoso2023-06-282023-06-282019-07-29TÁVORA, Luciana Matoso. O c(s)inestésico, o fazer artístico e a relação com a tecnologia digital. 2019. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Artes e Tecnologia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4696Esta pesquisa teve como objetivo compreender a relação do artista com os artefatos digitais e as possíveis interferências em suas percepções e sentido cinestésico, durante o seu processo de produção artística na arte plástica. Mediante a fundamentação teórica, foram explorados os conceitos de percepção sinestésica, do sentido cinestésico, do desenvolvimento humano, da arte híbrida, da arte e a tecnologia digital, na videoarte. A pesquisa empírica teve como foco o processo de produção da obra “A força” (2019), da artista Christina Machado. Os dados foram coletados por meio de entrevista, apreciação da videoarte, produzida pela artista, observação e medição da entropia do ambiente. Como resultado, conseguiu-se apurar que, durante o fazer artístico, a arte vivenciada em contato direto com o material, a arte analógica contempla mais o c(s)inestésico. Enquanto que a arte digital prioriza o racional, não se tornando isso empecilho para a criação artística, que encontra o equilíbrio nos dois campos pesquisados, por intermédio da ação e produção híbrida.47 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRSinestesia na arteVídeo digitalVideoarteFotografia - Técnicas digitaisArte e tecnologiaO c(s)inestésico, o fazer artístico e a relação com a tecnologia digitalbachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000gj2x