Coimbra, Ana Carolina GomesFrazão, Átila da Silva2023-05-052023-05-052022-06-14FRAZÃO, Átila da Silva. Cosmovisões etnoastronômicas Xukuru do Ororubá. 2022. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Astronomia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4514A pesquisa/produto “Cosmovisões Etnoastronômicas Xukuru do Ororubá” propõe estudar as práticas e vivências do povo indígena Xukuru do Ororubá (PE) a partir da Etnoastronomia e correlacionando com a Agricultura por meio dos saberes ancestrais e da espiritualidade como: a Leitura da Barra do Ano, a observação das fases da Lua para o plantio, a colheita e a criação dos animais, a observação das abelhas, formigas, aves e plantas quanto à precipitação de chuvas; a associação às práticas ritualísticas do povo; e como a Academia pode discutir e estudar a temática, perpassada desde a Educação Básica à Educação Superior à luz de práticas pedagógicas específicas e que dialogam com o Currículo das instituições, trazendo apontamentos da educação escolar indígena Xukuru do Ororubá e do Bem Viver. Servindo-se metodologicamente da pesquisa qualitativa, foi ouvido lideranças indígenas e pessoas residentes no território, considerando seus saberes e dialogando com práticas decoloniais, resultando num livro paradidático como produto educacional.The research/product “Xukuru do Ororubá Ethnoastronomic Cosmovisions” proposes to study the practices and experiences of the Xukuru do Ororubá (PE) indigenous people from Ethnoastronomy and correlating with Agriculture through ancestral knowledge and spirituality such as: the Reading of the Bar of the Year, observation of the phases of the moon for planting, harvesting and raising animals, observation of bees, ants, birds and plants in terms of rainfall; the association with the ritualistic practices of the people; and how the Academy can discuss and study the theme, spanning from Basic Education to Higher Education in the light of specific pedagogical practices that dialogue with the institutions' curriculum, bringing notes of the indigenous school education Xukuru do Ororubá and Bem Viver. Methodologically using qualitative research, indigenous leaders and people residing in the territory were heard, considering their knowledge and dialoguing with decolonial practices, resulting in a paradidactic book as an educational product.38 f.poropenAccessAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRopenAccessopenAccessAstronomia indígenaÍndios XukuruAgriculturaCosmovisões etnoastronômicas Xukuru do OrorubábachelorThesis