Melo, André de SouzaOliveira, Maurício Francisco de2022-09-092022-09-092022-05-30OLIVEIRA, Maurício Francisco de. Análise da eficiência dos serviços educacionais nos municípios do estado de Pernambuco. 2022. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Departamento de Economia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3220A educação é um processo natural da ação dos indivíduos em busca da criação e acúmulo de conhecimento que possibilita o desenvolvimento de toda a sociedade. Para os indivíduos aumentarem o capital humano necessita-se de investimento de natureza privada e pública. Contudo, precisa se aferir o resultado obtido com esse investimento. Assim, o objetivo deste trabalho é verificar a eficiência atual na prestação dos serviços educacionais no âmbito do estado de Pernambuco. Além disso, verificar quais as principais variáveis consideradas que afetam o desempenho educacional. Para isso, a metodologia foi pautada em duas técnicas complementares: a Análise Envoltória de Dados, para examinar a relação entre o desempenho educacional dos alunos do ensino fundamental frente aos recursos utilizados e o modelo TOBIT para verificar as variáveis que influenciam a eficiência dos gastos públicos de educação fundamental dos municípios de Pernambuco. Os resultados iniciais sinalizam que a eficiência não está relacionada com o aumento dos gastos por aluno. Um maior nível de rendimento médio mensal das pessoas responsáveis pelos domicílios particulares permanentes não tem correlação positiva com a educação. Conforme análise das variáveis do modelo de regressão Tobit o IDHM mostrou que tem uma correlação inversa com a eficiência, quanto menor o IDHM maior é a escala de eficiência de uma DMU de que municípios de regiões pobres possuir altos escores de eficiência. A densidade demográfica teve uma correlação positiva com a eficiência. Os resultados demonstram que a transferência de recursos do FUNDEB para os municípios do estado de Pernambuco necessita de outras variáveis socioeconômicas para explicar o impacto sobre a eficiência. Destaca-se como limitações, o fato da metodologia não levar em considerações as diferentes tecnologias utilizadas em cada município. Da mesma forma, a pesquisa apenas utiliza uma pequena quantidade de variáveis dentro da diversidade de fatores que interferem na educação.38 f.porhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BREducaçãoEficiênciaAnálise de envoltória de dadosAnálise da eficiência dos serviços educacionais nos municípios do estado de PernambucobachelorThesisAtribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000gfpb