Santos, Sandra da SilvaAnjos, Regina Alves dos2020-01-312020-01-312019-12-19ANJOS, Regina Alves dos. Análise da construção conceitual de espacialidade a partir das sugestões dos livros didáticos do primeiro ciclo do ensino fundamental. 2019. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1891O presente trabalho tem como objetivo analisar o processo de construção da espacialidade em livros didáticos no ciclo de alfabetização. Para tanto, fizemos um estudo de como o conceito de espacialidade se insere nos documentos curriculares oficiais, materiais do PNAIC (Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa), o guia do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) e na literatura de Educação Matemática. Analisamos os livros do ciclo de alfabetização de duas coleções de livros didáticos. Concluímos que a localização, representação e orientação espacial deve ser abordada em todos os anos da educação Básica e que, nas coleções analisadas, os conteúdos dessa temática são abordados durante todo o percurso do ciclo de alfabetização, sendo que a representação espacial são contemplados nos livros didáticos de duas das coleções de livros de didáticos.51 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRProgramas de alfabetizaçãoLivros didáticos - Educação infantilPercepção espacial em criançasAnálise da construção conceitual de espacialidade a partir das sugestões dos livros didáticos do primeiro ciclo do ensino fundamentalbachelorThesisAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000gf1j