Silva, Flávia Carolina Lins daOliveira, Keila Pessoa de2023-02-022023-02-022019-12-03OLIVEIRA, Keila Pessoa. O impacto do Programa Residência Pedagógica na formação inicial dos licenciandos em Ciências Biológicas. 2019. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Departamento de Biologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3864A formação inicial e continuada de professores e professoras da Educação Básica tem sido alvo de agendas políticas nas diferentes esferas administrativas em todo país. A Residência Pedagógica (R.P.) consiste em um programa para a iniciação à docência, para os estudantes de licenciatura, possibilitando a parceria entre as instituições de Ensino Superior e as redes públicas de ensino. Seu intuito é minimizar a desarticulação entre a teoria e a prática escolar. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa descritiva-exploratória com abordagem qualitativa-quantitativa, aplicando o método misto. Foi realizada com os licenciandos do núcleo de ciências biológicas da R.P. da Universidade Federal Rural de Pernambuco. O presente trabalho teve como objetivo analisar as contribuições desse programa na percepção dos residentes. Analisando se de fato nas perspectivas deles essa estratégia contribuiu na sua formação do ser docente.40 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BREducação superiorCiências BiológicasFormação de professoresO impacto do Programa Residência Pedagógica na formação inicial dos licenciandos em Ciências BiológicasbachelorThesisAtribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000gdqc