Rosa, Aliete Gomes CarneiroCosta, Diane Coêlho2025-02-242025-02-242023-12-21COSTA, Diane Coêlho. O papel do letramento emocional no processo de aprendizagem de língua portuguesa no ensino fundamental. 2024. 12 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6759Este trabalho trata de experiência literária vivenciada a partir da aplicação de uma oficina desenvolvida com estudantes do Ensino Fundamental II da Escola de Referência de Ensino Fundamental Maria Cecília Barbosa Leal em Surubim, Pernambuco. Nosso objetivo com a atividade foi motivar os discentes, através de propostas de leituras literárias, à re(descoberta) do prazer de ler e, com isso, estimular as emoções dos estudantes e ajudá-los a compreender a importância de tratar as emoções, usando a literatura para a compreensão de sentimentos vivenciados por personagens com os quais os estudantes se identificaram. Assim, pudemos ampliar a habilidade da compreensão textual, aprofundar o interesse dos estudantes pela leitura de textos literários além de incentivar a criatividade e a compreensão do mundo e dos sentimentos ao se relacionarem com os sujeitos à sua volta. Para a construção deste relato, estendemos o olhar para os escritos de Rosenberg (2006) e Cosson (2006) para compreender o letramento emocional e literário, respectivamente. Para ampliação da competência leitora, realizamos com os alunos a exibição do filme Meu pé de laranja lima para depois fazermos a leitura do romance, além do tratamento com cordel como gênero literário usado na aula de linguagem. Observamos que os estudantes trabalharam positivamente durante a oficina, que culminou espontaneamente na criação de um cordel emocionante.12f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt-brLetramento literárioLetramento emocionalLiteraturaEscritaEnsino fundamentalO papel do letramento emocional no processo de aprendizagem de língua portuguesa no ensino fundamentalbachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND-ND 4.0)