Machado, Luiz Cláudio RibeiroPires, Natália Raquel de Souza2025-05-192024-08-17PIRES, Natália Raquel de Souza. Políticas de assistência estudantil como instrumentos para evitar a evasão escolar. 2024. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Limoeiro, PE, 2024.https://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/7063A evasão escolar é um tema importante dentro das políticas de educação porque tem relação direta com o nível de escolaridade dos indivíduos, o que, por sua vez, está diretamente relacionado ao desenvolvimento humano e sustentável dos territórios. No Brasil, diferentes políticas de assistência estudantil estão ativas visando diminuir os níveis de evasão nas escolas. Tais políticas tem recortes de viabilidade por grupos sociodemográficos historicamente vulnerabilizados, a exemplo de raça, territórios, gênero e classe econômica. Neste artigo, em formato de ensaio, faz-se um apanhado dos principais motivos para evasão escolar encontrados na literatura e das principais políticas de assistência social que contribuem com a manutenção dos estudantes na escola. Em seguida, é discutido para onde podemos caminhar com as políticas de assistência estudantil para minimizar as causas evitáveis de evasão escolar e, consequentemente, melhorar os níveis de escolaridade e as condições de vida da população.16 f.pt-BRopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Evasão escolarAssistência socialEstudantes - Auxílio financeiroPolítica públicaPolíticas de assistência estudantil como instrumentos para evitar a evasão escolarbachelorThesisAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International