Miranda, Antonio Carlos da SilvaOliveira, Elane Santos de2023-05-112023-05-112022-06-06OLIVEIRA, Elane Santos de. Um olhar diferente para o universo: uso do planetário para o ensino de astroquímica. 2022. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Astronomia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4547A formação de professores deve ser contínua e ter a capacidade de ajudar os profissionais da educação em sua preparação para as mudanças do contexto educacional. Neste processo, busca- se estimular o desenvolvimento de competências e habilidades voltadas para as novas metodologias de ensino, com ênfase na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e na Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC- Formação Continuada). O objetivo do trabalho fundamentou-se na possibilidade do uso do planetário alinhado à formação de professores dentro da proposta da nova BNCC. A utilização de planetário neste trabalho pretende estimular uma formação reflexiva e crítica dentro de um tema pouco abordado na formação geral dos professores. A metodologia aplicada permitiu a construção de uma proposta de formação e investigação, por meio de formulário, da compreensão de um grupo ou uma organização em relação a Astroquímica e seu universo de significados. O desenvolvimento contou com o uso do software Stellarium que combina a exposição de diversos fenômenos astronômicos e a apresentação de imagens de planetas, estrelas e produção de um questionário a ser aplicado antes e após a atividade. O produto educacional gerado é uma cartilha, contendo a proposta para a montagem do planetário e questionários para reflexão das perspectivas e potencialidades deste instrumento para a promoção da educação não formal e o ensino de Astroquímica.69 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/deed.pt_BRAstroquímicaPlanetáriosCosmoquímicaEducação não-formalUm olhar diferente para o universo: uso do planetário para o ensino de astroquímicabachelorThesisAtribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000gcft