Lima, Hérica Karina Cavalcanti deSilva, Erik José da2023-03-272023-03-272019-12-12SILVA, Erik José da. O Movimento Mangue Beat, letramentos e ensino de Português. 2019. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4219O presente trabalho teve como objetivo analisar uma oficina pedagógica de linguagem, elaborada no âmbito das atividades do PET/Conexões Práticas de Letramento e realizada numa escola da rede pública estadual de ensino da Região Metropolitana do Recife - PE, evolvendo as práticas de letramentos comunicadas através do Movimento Mangue Beat. Partindo de uma visão sócio-interacionista da língua, das discussões sobre letramento (SOARES, 2005, 2002), sobre ensino de Língua Portuguesa (GERALDI, 1984; ANTUNES, 2003) e a respeito do movimento contracultural Mangue Beat (ANDRADE, 1997; SILVA, 2009), inclinamo-nos sobre os conteúdos e práticas de linguagem e outros trabalhados na oficina, sobre as estratégias didático-metodológicas empregadas para ensinar esses conteúdos e práticas de linguagem, bem como sobre as práticas de leitura e escrita realizadas com vistas à ampliação dos letramentos realizadas no âmbito da oficina. Os resultados mostraram que oficinas como a aqui analisada podem colaborar para a ampliação dos letramentos dos alunos.25 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BRLíngua portuguesa - Estudo e ensinoLetramentoMúsica e linguagemManguebeat (Música)O Movimento Mangue Beat, letramentos e ensino de PortuguêsbachelorThesisAtribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000gbq6