Paula Junior, Josias Vicente deMorais, Rhebeca Rhayanne Silva de2020-03-162020-03-162019MORAIS, Rhebeca Rhayanne Silva de. Do silenciamento à emancipação: o espaço da mulher na arte ocidental. 2019. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) - Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2084Esta pesquisa tem como tema o espaço da mulher na arte ocidental e parte do seguinte questionamento: Será que ainda existem empecilhos para a mulher obter visibilidade em espaços destinados a artes visuais na mesma relevância que os homens?”. Com uma abordagem qualitativa, este trabalho tem como objetivo fazer uma análise das dificuldades enfrentadas e conquistas das mulheres no campo artístico ocidental, assim como correlacionar o seu espaço como artista com seu espaço como musa. Para responder essa questão, nos embasamos na teoria da dominação masculina de Bourdieu (2002), trajetórias bibliográficas sobre a presença da mulher artista na história da arte ocidental e o movimento feminista. Com teóricos como Linda Nochlin (1989) e Madalena zaccara (2017). O levantamento dessa bibliografia, assim como interpretação de obras e dados estatísticos, revelam que a mulher ainda sofre a resistência das instituições em inseri-las no circuito artístico, mas que ela sempre fez arte, apesar da história não fazer questão de mencioná-la. Pudemos perceber também que o uso da imagem feminina na arte foi usada como ferramenta de definição de comportamento, uma submissão que não incentiva a profissionalização da mulher, inclusive na arte. Apesar disso, podemos ver que no século XXI, a mulher tem autonomia para representar a si mesma, e não depende da aprovação das instituições para ter na arte um caminho profissional.56 f.porhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRArtistasFeminismo e arteNudezDo silenciamento à emancipação: o espaço da mulher na arte ocidentalbachelorThesisAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000g8xr