Sales, Michelle Beltrão SoaresAraújo, Brunna Eduarda Alves de2023-11-062023-11-062022-10-06ARAÚJO, Brunna Eduarda Alves de. O processo de adaptação escolar na Educação Infantil: relações da escola no processo de acolhimento às crianças. 2022. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5175A presente pesquisa teve como objetivo geral compreender como se dá o processo de adaptação escolar na Educação Infantil para crianças que estão ingressando na primeira etapa da Educação Básica. Para realizar a coleta de dados foi utilizada como instrumento, em primeira instância, a observação e em seguida, entrevistas parcialmente estruturadas. Visando realizar a análise dos dados obtidos, utilizamos como referência a análise de conteúdo, baseada nos estudos de Minayo (2007). Tal análise foi construída e interpretada à luz de alguns autores que embasam a fundamentação teórica da pesquisa, como Balaban (1988) e Davini (1999). Através dos resultados obtidos na análise, foi possível perceber a importância da participação ativa e acolhedora da instituição de ensino no processo de adaptação das crianças, bem como, a importância da participação efetiva da família das mesmas. Tal participação está presente nas estratégias utilizadas pela instituição para esse momento da vida escolar da criança, bem como, nas orientações disponibilizadas às famílias para que as mesmas possam participar de maneira mais ativa e qualitativa.55 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRAdaptação escolarEducação infantilO processo de adaptação escolar na Educação Infantil: relações da escola no processo de acolhimento às criançasbachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000g8w4