Lima, Rafael Bezerra deBorges, Izabela Regiane de Souza2019-03-212019-03-212019-02-14BORGES, Izabela Regiane de Souza.Variação da concordância verbal: análise comparativa entre textos produzidos por alunos do ensino fundamental II e ensino médio.2019.44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/837O presente trabalho tem como objetivo principal analisar o fenômeno da concordância verbal e, através de um estudo sociolinguístico, com base na proposta apresentada por William Labov (2008), analisar as variedades da concordância verbal presentes nos textos produzidos pelos alunos do ensino fundamental II de uma escola municipal localizada em Vertentes-PE. Para isso, analisamos 72 textos dissertativo-argumentativos produzidos por esses alunos, fazendo um levantamento de dados coletados, elencamos as variedades da concordância verbal observadas nas produções textuais dos alunos, levando em consideração fatores linguísticos e extralinguísticos. Para compararmos os resultados de nossa pesquisa, com o objetivo de constatarmos se o nível de escolaridade influencia na aplicação da concordância verbal, utilizamos os resultados apresentados em Santos (2013) para o Ensino Médio. Como resultado de nossa pesquisa, constatamos que os alunos tendem a concordar o verbo ao sujeito quando estes estão próximos um do outro. E refutamos nossa hipótese em relação ao nível de escolaridade, os alunos do Ensino Médio tendem a aplicar a concordância verbal com menos frequência que os alunos do ensino fundamental II.44 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_USLinguagem e línguas - Estudo e ensinoEnsino fundamentalEnsino médioGramática comparada e geral - Aspecto verbalVariação da concordância verbal: análise comparativa entre textos produzidos por alunos do ensino fundamental II e ensino médiobachelorThesisAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttps://n2t.net/ark:/57462/001300000g86q