Berto, Jane Cristina BeltraminiAlves, Lidianne Ferraz2025-11-192023-02-28ALVES, Lidianne Ferraz. Análise dialógica do discurso: reflexões acerca das vozes sociais no livro didático de língua portuguesa. 2023. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2023.https://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/7982O estudo visa compreender as vozes sociais presentes nas unidades didáticas em uma coleção do livro didático de Língua Portuguesa adotado na Escola de Referência – EREM Cornélio Soares em Serra Talhada-PE. Estabelecemos como objetivos específicos: i) Refletir sobre o ideário bakhtiniano acerca de alguns conceitos da ADD, como discurso, enunciado e ideologia; ii) promover a reflexão crítica e fomentar debates sobre temas polêmicos, caracterizando-os e discutindo a partir de categorias específicas; iii) compreender a presença de atores/vozes sociais silenciadas (ou não) nos manuais didáticos. Elegemos como pressupostos teóricos a Análise Dialógica do Discurso (BAKHTIN, 2003) com aportes de outros estudos críticos (VAN DICK, 2012; FAIRCLOUGH, 1985) e para as análises, contribuições de pesquisadores sobre material didático (BUNZEN, 2011; GUIMARÃES, 2017; BERTO;GUIMARÃES, 2019), compondo assim um Estado de Arte para a pesquisa. Adotamos como metodologia a pesquisa bibliográfica, pautada pela pesquisa-ação (THIOLLENT, 1985) para realizar uma investigação de cunho quantitativo. Os resultados apontaram para a recorrência reduzida de atores sociais no livro didático do ensino médio, mas que esses agentes estão presentes nas unidades intituladas produção de texto ou reflexões. Desse modo, o material selecionado nos apresenta uma pluralidade discursiva, além de dar enfoque a atores que antes não tinham espaço no livro didático.50 f.pt-BRopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Livros didáticosLíngua portuguesaDialogismo (Análise literária)Análise dialógica do discurso: reflexões acerca das vozes sociais no livro didático de língua portuguesabachelorThesisAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International