Miranda, Antonio Carlos da SilvaCosta, Antonio Carlos de LimaSantos, Gilson Geraldino dos2023-05-292023-05-292022-06-08COSTA, Antonio Carlos de Lima; SANTOS, Gilson Geraldino dos. Uma proposta de sequência didática para implantação de um clube de astronomia. 2022. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Astronomia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4585A Astronomia é considerada como a mais antiga das ciências naturais, estuda o Universo, desde usa origem e formação aos astros que o compõe e os fenômenos que nele ocorrem, tendo sido desenvolvida por diferentes civilizações e com distintos propósitos nos últimos milênios. No Brasil, vários tópicos astronômicos permeiam a educação básica, tanto em nível fundamental quanto médio, sendo por exemplo tema fácil de ser encontrado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Somado a isso, nas últimas décadas vem crescendo o número de pesquisas e o interesse pela divulgação científica e pelo ensino de Astronomia em espaços formais e não-formais de educação. Com isso, surgem de maneira ainda acanhada, a criação de Clubes de Astronomia que visam despertar o interesse por parte dos estudantes pela Ciência e pela Tecnologia, através de atividades ligadas à Astronomia. Sendo assim, este trabalho apresenta o planejamento, o desenvolvimento e implantação de um Clube de Astronomia voltado para estudantes de escolas particulares e públicas, no Ensino Fundamental ou Médio, contribuindo para a divulgação e disseminação da Ciências entre os Estudantes.14 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BRClubes de AstronomiaAstronomiaEnsinoBase Nacional Comum CurricularUma proposta de sequência didática para implantação de um clube de astronomiabachelorThesisAtribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000g74w