Albuquerque, José de LimaJesus, Andrea Santos de2022-11-112022-11-112021-08-25JESUS, Andrea Santos de. Produção artístico–cultural: o ateliê como espaço de sustentabilidade. 2021. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Camaçari, 2021.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3457A pesquisa em comento tem o escopo central investigar o atelier como espaço de criação e produção de arte sustentável, como também discutir o binômio arte e sustentabilidade como instrumento de educação ambiental, identificar os insumos e o processo de produção de arte sustentável e apresentar percepções do artista plástico frente aos desafios de empreender arte sob a dimensão da sustentabilidade. O tema se justifica diante da urgência humana no caminho da consciência ecológica e preservação dos recursos naturais do planeta, relevantes para a sustentação da vida. Os efeitos do consumismo e a busca crescente por modernização, implicaram na degradação de áreas e fontes naturais, provocando prejuízos danosos sobre a qualidade de vida da sociedade. A motivação pelo assunto se deu por vivências da autora na produção de arte a partir de insumos reciclados e militância nas questões ambientais. A metodologia utilizada foi o estudo de caso múltiplo, realizado entre artistas plásticos em seus espaços de criação com matéria-prima reutilizável, a abordagem acompanhou a linha qualitativa. Os resultados sinalizam que a utilização de materiais reciclados no entorno da arte representa forte componente educacional, sócio-histórico e cultural rumo ao preservacionismo.48 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.ptArteEducação ambientalLixo como material artísticoAteliês de artistasProdução artístico–cultural: o ateliê como espaço de sustentabilidadebachelorThesisAtribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000g622